sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ÀS PESSOAS DE BOA-FÉ


Não devemos esperar uma continuidade de vitórias durante a nossa vida, ao contrário, entre elas intermediarão algumas derrotas. Que sejam muito poucas.  Nossas vitórias mais retumbantes estarão sempre associadas à nossa capacidade de reabilitar, é a nossa habilidade de recuperarmo-nos das perdas havidas e continuar na sequencia das várias outras tarefas que nos serão apresentadas. Haverá contratempos em qualquer coisa que você tentar. Mas sempre deve-se ter em mente que cada vitória é sempre o natural resultado de uma batalha.

Muitos são alçados à posições de destaque sem merecê-las. Não serão perenes, nestas posições, porque eivados de vícios intransponíveis. Embora temporalmente vencedores, são de fato, eternos derrotados, visto que desprovidos da ética, do labor justo, da moralidade dos bons, da consciência dos verdadeiros, da técnica dos estudiosos e da segurança dos decentes.

Vencedores se formam no decorrer do enfrentamento franco dos caminhos complexos da vida. Vencedores, são os trabalhadores, os estudiosos, os honestos, os resolutos no fazer o bem, e sempre fazê-lo muito bem.

Em sentido oposto, perfilam os derrotados. São preguiçosos, amantes do pedeutismo, enamorados da maldade, sempre maus, imorais, gananciosos, corruptos e corruptores, sínicos, mentirosos, aparentemente bons, essencialmente tenebrosos. Enquanto seres humanos, expressivamente não possuem qualquer valor.

Na paráfrase de São Mateus, são pessoas insensatas, que constroem casas sobre a areia, e quando desce a chuva,  correm  as torrentes, sopram os ventos, e batem com ímpeto contra aquela casa; ela definitivamente  cai. Provoca uma grande  queda.

Quando por estes, de alguma maneira lesados, sensato é que se busque o justo retorno do bem da vida usurpado. Todavia aprenda com a situação. Os bem sucedidos aprendem mesmo nos eventuais fracassos. São os únicos capazes de transformar mesmo os malogros em absolutas e retumbantes vitórias.

Valendo ainda do magistério de São Mateus, são pessoas prudentes, que edificam casas sobre a rocha. "E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha".

Ser vencedor decorre de sua aptidão para tanto. Ser vencedor depende única e exclusivamente de você, de sua motivação, de sua inteligência em escolher, de sua opção pelo bem, pelo amor a você mesmo e ao seu próximo, pelo respeito às diferenças, pela capacidade íntegra de dividir, pela responsabilidade de ser um exemplo a seguir, pela formação de um legado de incomensurável valor aos seus companheiros.

Nenhum comentário: